Caixa de Direção

O giro do volante reflete um movimento direto para a caixa de direção que, por sua vez, implica na alteração de direção das rodas. Os componentes que formam o sistema de direção são:
Coluna de direção: É o componente que liga o volante à caixa de direção e cujas partes são separadas por cruzetas, que permitem o movimento de rotação em determinados ângulos.
Conjunto volante e coluna de direção: A coluna de direção fica acoplada à caixa de direção através do pinhão, peça em que a engrenagem existente na ponta trabalha junto à cremalheira, que também é dentada. O movimento rotacionado do pinhão faz com que a cremalheira se desloque para direita ou esquerda. É preciso verificar periodicamente o óleo da caixa de direção, responsável pela lubrificação do sistema.
Caixa de direção: As extremidades da cremalheira são ligadas diretamente às barras de direção, que são articuláveis (semelhante a um um pivô), podendo assim trabalhar em muitos ângulos. No final de cada barra ficam localizados os terminais de direção, que realizam a movimentação de toda a coluna de suspensão, rodas e pneus possibilitando a direção.
Problemas comuns na caixa de direção
- Vazamentos;
- Chiado agudo constante
- Ruído na bomba
- Retorno do volante com dificuldade;
- Direção Pesada;
- Ruído hidráulico.